Mais notícias

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Consagradas articulam em Roma combate ao tráfico humano

Cidade do Vaticano (RV) – "Está em andamento em Roma o II Encontro de coordenação da Rede internacional da vida consagrada contra o tráfico de seres humanos, Talitha Kum.

Do Brasil, participa a coordenadora da Rede Um Grito pela Vida, Ir. Eurides Alves de Oliveira, que concedeu uma entrevista à Rádio Vaticano.

Acesse a entrevista aqui.


Ir. Eurides lamenta a falta de estatísticas em relação ao fenômeno, que tem se diversificado no Brasil. Segundo a religiosa, a exploração para fins sexuais ainda é uma realidade, assim como o trabalho doméstico de meninas indígenas. Ir. Eurides fala ainda das iniciativas da Rede em 2016, também em vista das Olimpíadas no Rio de Janeiro."

Vigilia de Oração 2016 - Acenda uma luz contra o tráfico de pessoas


Representantes de Talitha Kum têm dia de formação e reflexão sobre o tráfico de pessoas na Academia de Ciências do Vaticano


O 4° dia do encontro de coordenação de TALITHA KUM, foi dedicado ao aprofundamento do tema "Os confins de tráfico de pessoas".


"Reunidas na Academia de Ciências do Vaticano, tivemos várias abordagens sobre o fenômeno do tráfico humano por especialistas e pessoas comprometidas com a investigação e luta contra este hediondo crime, que segue mundialmente sequestrando a dignidade, ferindo os corpos e matando os sonhos e vidas de milhares de pessoas. De forma crítica e problematizadora, tivemos uma abordagem geral sobre o tráfico de pessoas em sua complexidade e diversidade multifacetaria; palestras sobre Tráfico e Trabalho escravo; Tráfico e Migração; Tráfico e Conflitos.

Foi um dia riquíssimo, no qual tivemos a oportunidade de interagir, refletir, indagar e intuir pressupostos para uma compreensão mais ampla acerca do tema e da realidade do tráfico de pessoas no mundo." (Ir. Eurides Alves de Oliveira)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

28 DE JANEIRO - Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo


Em poucas palavras, o que é trabalho escravo?

É quando o trabalhador não consegue se desligar do patrão por fraude ou violência, quando é forçado a trabalhar contra sua vontade, quando é sujeito a condições desumanas de trabalho ou é obrigado a trabalhar tão intensamente que seu corpo não aguenta e sua vida pode ser colocada em risco. Trabalho escravo não é apenas desrespeito a leis trabalhistas ou problemas leves. É grave violação aos direitos humanos.

Fonte: Repórter Brasil

Comissão Nacional de Erradicação ao trabalho escravo lança campanha que alerta sobre a gravidade deste problema social


O futuro de nossa missão - 3° dia do Encontro de Talitha KUM

No 3° dia do Encontro de Talitha KUM, foram definidas as prioridades e objetivos para a construção do planejamento da rede para os próximos três anos. Também houve a reflexão sobre sua estrutura organizacional, a fim de torná-la mais participativa e com uma equipe ampliada das referentes continentais! 

Um dia, juntas, sonhamos o presente e o futuro de nossa missão em REDE no enfrentamento ao tráfico de pessoas! (Ir. Eurides Alves de Oliveira)



terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Mística e partilha no 2º dia do Encontro Internacional de Talitha KUM

Uma rede de redes em movimento por todo o mundo!
No segundo dia do Encontro de Talitha KUM, as redes latino-americanas Kawsay, Ramá e Um Grito pela Vida, animaram os momentos de mística.  A pauta foi uma retomada da declaração-carta compromisso de Talitha KUm e a partilha das experiências e formas de organizações das diversas redes, elencando os pontos de forças e as debilidades. As participantes procuraram entrelaçar os pontos comuns e pensar com TALITHA KUM. 


Ir. Eurides Alves de Oliveira
Materiais de sensibilização e informação

Abertura do II Encontro Internacional de TALITHA KUM

Rede Um Grito pela Vida presente em momento de partilha no 1º dia do Encontro Internacional de Talitha Kum.

Abertura do II Encontro Internacional de TALITHA KUM com a presença e saudação do cardeal D. João Braz Avis, da presidente da UISG irmã Carmen Sammut e irmã Gabriella Botanni articuladora de TALITHA KUM.
"Foi um momento rico de reconhecimento da missão da VRC no enfrentamento ao tráfico de pessoas e de provocação para avançarmos mais, qualificando a missão em rede como expressão coletiva da profecia e da misericórdia do Deus da Vida que nos chama a dar a vida onde a vida está ferida e maltratada!
O dia de hoje foi marcado pela partilha da realidade do Tráfico de Pessoas nos diferentes continentes, bem como das ações das diversas redes, uma construção coletiva de um mosaico de dor e de esperança, desafios e possibilidades, clamor e profecia." (Ir. Eurides Alves de Oliveira- Coordenadora da Rede Um Grito pela Vida)




segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Redes latino-americanas se preparam para o Encontro Internacional de Talitha Kum

No dia 24 de janeiro de 2016, realizou-se a reunião de preparação para a apresentação da realidade e da caminhada das redes latino-americanas Kawsay, Ramá e Um Grito pela Vida, representadas por Irmã Eurides Alves, Irmã Maria Silvia e Irmã Carmela. 

A partilha das informações acontece hoje, 25 de janeiro, no Encontro Internacional de Talitha Kum. O objetivo é fortalecer e ampliar a articulação e missão das redes nos diversos continentes. 

"Este é um momento alegre e fecundo de partilha, reflexão e sistematização. Tempo de organizar a esperança", ressalta Ir. Eurides, coordenadora da Rede Um Grito pela Vida. 




terça-feira, 19 de janeiro de 2016

2° Encontro Internacional de Coordenaçao de Talitha Kum - Rede Um Grito pela Vida representa a América Latina junto com a Rede Kawsay e Ramá

A rede mundial da vida consagrada contra o tráfico de pessoas, Talitha Kum, realizará o seu 2° Encontro de Coordenaçao, em Roma, de 25 a 31 de janeiro de 2016. 

O evento contará com a presença de três representantes continentais da Thalitha Kum na América Latina: Rede Um Grito pela Vida, com a presença da coordenadora Ir. Eurides Alves de Oliveira, ICM; Red Ramá, representada pela Ir. Carmela Gibaja Izquierdo, SAC; e Red Kawsay, com a presença da Ir. María Silvia Olivera, SSM. Também participarão membros da América Central, América do Norte, Europa, África, Ásia e Oceania. 

Talitha Kum vem desenvolvendo ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas, fortalecendo sua caminhada e compromisso contra a escravidão e exploração contemporânea. Este encontro visa renovar espaços de participação e definir o plano estratégico da rede mundial para o próximo biênio, além de eleger as representantes continentais para integrar a coordenação de Talitha Kum ROMA. 

As regionais irão partilhar experiências, desafios e perspectivas de avanços sobre o fenômeno do tráfico de pessoas em seus governos e órgãos internacionais, bem como irão avaliar a abrangência, pontos fortes e fracos das ações da rede, buscando otimizar as atividades. 

Programação - Clique aqui

Fonte: UNIONE INTERNAZIONALE SUPERIORE GENERALI |Talitha Kum