quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

“ENQUANTO VOCÊ SORRI, MUITA GENTE ESTÁ CHORANDO” - Campanha de Prevenção ao Tráfico de Pessoas em tempos de carnaval

“ENQUANTO VOCÊ SORRI, MUITA GENTE ESTÁ CHORANDO”

Este é o lema da Campanha de Prevenção ao Tráfico de Pessoas em tempos de carnaval, iniciativa do Exército da Salvação, entidade religiosa parceira da Rede Um Grito pela Vida do Núcleo de São Paulo. O núcleo se somou a esta acão com a representação de Ir. Manuela Rodríguez Piñeres, que participou das atividades programadas. A Rede forneceu materiais de sensibilização e informação para distribuição durante a campanha. 



Na tarde do dia 08 de fevereiro, na Av. Paulista, realizaram duas horas de panfletagem e um teatro intitulado “Qual é o valor de seu silêncio?”. Ainda fluíram as conversas olho no olho com diferentes pessoas que desfrutavam da tranquilidade da avenida neste dia de domingo. Isso favoreceu o grupo de aproximadamente 15 pessoas, na sua maioria jovens, no alcance do objetivo de sensibilizar quanto à realidade do tráfico humano nas suas diferentes modalidades e alertar a população neste tempo de carnaval. Estavam presentes pessoas de diversos estados e contatos foram feitos para dar seguimento às ações.


No dia 09 de fevereiro, no Parque do Ibirapuera, também foi encenada a peça de teatro citada  acima e algumas das pessoas que estavam naquele dia ensolarado, em momento de lazer, foram abordadas e sensibilizadas quanto ao tema. 

É importante ressaltar nas duas ações em que a Rede esteve presente:

·  A receptividade das pessoas e o desejo de algumas de se aprofundar no conhecimento desta realidade;

·  Um trabalho em parceria com pessoas de igrejas cristãs diferentes, mas com uma linguagem comum: a do Amor a Deus e ao próximo;

·  Como o Reino de Deus acontece através do compromisso de cristãos e cristãs, neste tecer redes para construir essa teia que tem como alicerce o seguimento do Projeto de Jesus Libertador de nossas vidas e de inúmeros seres humanos que estão chorando por causa de redes criminosas que as oprimem, destroem seus sonhos e ceifam suas vidas em prol do lucro, do “deus capital”.


Para concluir, queremos compartilhar que esta foi a vela acessa no dia 08 de fevereiro, dia em que se faz memória à Santa Bakhita. Fomos levando esta luz de um novo olhar para esta realidade: um olhar de alerta, de compreensão, de misericórdia, de anúncio e de denúncia das injustiças a que são submetidos tantos seres humanos amordaçados por este sistema criminoso que é o Tráfico de pessoas.

Por Ir. Manuela Piñeres


Nenhum comentário:

Postar um comentário