Mais notícias

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Jogo pedagógico REDE PELA VIDA já está em fase de produção - Prevenção ao Tráfico de Pessoas nas escolas


Para trabalhar o tema TRÁFICO DE PESSOAS nas escolas, a Rede Um Grito pela Vida desenvolveu o jogo pedagógico "Rede pela Vida - Enfrentando o Tráfico de Pessoas". O material , que contou com uma equipe de elaboração, formatação e direção criativa, já está em fase de produção e será lançado no VII Encontro Nacional do projeto, que acontecerá em Brasília, de 27 a 30 de agosto. 




"Nosso objetivo é contribuir na prevenção ao Tráfico de Pessoas, chamando as crianças e adolescentes a conhecer e protagonizar o enfrentamento desta realidade criminosa que destrói os sonhos e as vidas de tantas pessoas", comenta a coordenadora da Rede, Ir. Eurides Alves de Oliveira. 




Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, modalidades do Tráfico de Pessoas, formas de enfrentamento e denúncias são os temas abordados ao longo do trajeto do jogo, marcado pelo aprendizado. Os jogadores são agentes do bem, que devem defender os direitos e a dignidade humana. Cada equipe de jogadores deve identificar suas cartas de DENÚNCIA para estabelecer o rumo de sua missão. Cada carta mostra o local onde a vítima está e o tipo de Tráfico de Pessoas. Na medida em que aprendem sobre políticas públicas, democracia e condições de vida, as equipes ganham força e se aproximam dos locais dos crimes reunindo quesitos para resgatar as pessoas em situação de exploração.

Da esq. para a direita (equipe de elaboração do jogo): Professora Vanessa Mariano Domingues, Irmã Cecília Castro Gomes e Nanda Soares, Comunicadora e Articuladora Social. 

O objetivo do jogo é libertar todas as pessoas traficadas. Cada casa andada significa um passo de esperança para quem está sendo explorado (a). As equipes não jogam umas contra as outras, mas sim contra o Tráfico de Pessoas. Vence quem libertar os personagens primeiro. Mas ganham todos, com união e conhecimento! As equipes formam uma REDE PELA VIDA.

Cartas e marcadores do jogo Rede pela Vida.

Tabuleiro em lona e formato especial para proporcionar
maior durabilidade e melhor visualização para as equipes.

Embalagens em tecido ecológico, feitas com fibras de garrafa Pet. 

Seguimos abençoadas/os no
processo de produção!


FICHA TÉCNICA

PROJETO E COORDENAÇÃO
Rede Um Grito pela Vida
Ir. Eurides Alves de Oliveira (coord.)

ELABORAÇÃO E DIREÇÃO CRIATIVA
Irmã Cecília Castro Gomes
Vanessa Mariano Domingues
Fernanda Soares de Miranda Santos | Conectidea - conectidea.com.br

ILUSTRAÇÕES
Estúdio Black Ink – www.blackink.com.br

IDIOMA
Português

INDICAÇÃO DE FAIXA ETÁRIA
A partir de 11 anos. Jogo desenvolvido para
sensibilização de adolescentes quanto à
realidade do Tráfico de Pessoas (ação de
prevenção).

CLASSIFICAÇÃO DO MATERIAL
Jogo pedagógico

OBJETIVO
Informação, sensibilização e prevenção
ao Tráfico de Pessoas.

INFORMAÇÕES E FORMAÇÕES
gritopelavida.blogspot.com
gritopelavida@gmail.com
facebook.com/redegritopelavida
(Jogue a favor da Vida)

Apoio: FNS (Fundo Nacional de Solidariedade)

----------------------------
VI encontro Nacional da Rede Um Grito pela Vida


Brasília - 27 a 30 de agosto/2015
Tema: Redes e Relações de Gênero no enfrentamento ao Tráfico de pessoas


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

CURITIBA/PR EM AÇÃO NA SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO – Campanha Coração Azul


A Rede Um Grito pela Vida - Núcleo Curitiba - participou de uma intensa programação na SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO em prol da Campanha Coração Azul.

De 27 de julho a 1º de agosto de 2015, ações de sensibilização foram realizadas em conjunto com outras instituições. 


O lançamento da campanha ocorreu na Paróquia Bom Jesus dos Perdões, com a presença de Frei Alexandre. Em seguida, uma Blitz após a missa contou com a atuação de participantes do NETP/PR (Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas)  e da Rede Um Grito Pela Vida. 

Durante a semana, também houve divulgação da “Campanha Coração Azul” em alguns cursos/turmas do SEST/SENAT, SENAI, SESC, SENAC, com uma breve fala de conscientização aos estudantes. NETP/PR e ViraVida apoiaram e encaminharam esta importante ação. 

Além da Bliz pós-missa, aconteceu a Blitz na Rodoferroviária de Curitiba, com mais engajamento ainda. Estiveram presentes participantes so NETP/PR, ViraVida, JOCUM,  Rede Um Grito Pela Vida e Centro de Defesa Dom Hélder Câmara.

Para finalizar a semana, mais formação e ações de impacto! 

No dia 30 de julho realizou-se um seminário em parceria com o Centro de Defesa Dom Hélder Câmara e no dia 31, mais uma Blitz que aconteceu no Aeroporto Internacional Afonso Pena. 

As intervenções somam mais participação e novos olhares, o despertar para a realidade do Tráfico de Pessoas. 






Acesse nossa fan page Jogue a favor da Vida e confira mais fotos!
A Rede Um Grito pela Vida - Núcleo Curitiba - participou de uma intensa programação na SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO em...
Posted by Jogue a favor da Vida on Segunda, 10 de agosto de 2015