Mais notícias

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Programação Oficial EM ROMA - JORNADA DE ORAÇÃO CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS

2 de Fevereiro
O site com os materiais será disponibilizado: 
www.a-light-against-human-trafficking.info 

3 de Fevereiro
  Coletiva de imprensa no Vaticano

6 de Fevereiro
 Vigília de Oração 

8 de Fevereiro
 Missa celebrada pelo Card. Joao Braz de Aviz 
e participação da oração do Angelus.



Continuamos juntas em nossa ação: “Não mais escravos, mas irmãs e irmãos”. 

PRECE CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS


Quando ouvimos falar de crianças, homens e mulheres enganados e levados a lugares desconhecidos com a finalidade da exploração sexual, trabalho forçado e venda de órgãos, nossos corações se desesperam e o nosso espírito se entristece, porque a sua dignidade e os seus direitos são ultrajados com ameaças, falsidades e violência. Oh, Deus, ajuda-nos a contestar com a nossa vida cada forma de escravidão. Juntamente com Santa Bakita, Te pedimos para que o tráfico de pessoas tenha fim. Doa-nos a sabedoria e a coragem para fazermo-nos  próximos de todos os que foram feridos no corpo, no coração e no espírito e, assim, jutos, possamos realizar a tua promessa de vida e de amor terno e infinito por estes nossos irmãos e nossas irmãs explorados. Toca o coração dos responsáveis deste grave crime e sustenta o nosso compromisso para a liberdade, teu dom para todos os teus filhos e filhas. 
08 DE FEVEREIRO - DIA INTERNACIONAL DE 
ORAÇÃO E REFLEXÃO CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS

Dia Internacional de Oração Contra o Tráfico de Pessoas




O tráfico de seres humanos “é um flagelo e uma ferida aberta da sociedade contemporânea”. (Papa Francisco)



O dia 8 de fevereiro foi assinalado pelo Papa como o Dia Internacional de Oração Contra o Tráfico de Seres Humanos. Esta iniciativa iniciativa promovida pelos Pontifícios Conselhos dos Migrantes e da Justiça em parceria com a União Internacional dos Superiores Gerais está mobilizando as congregações e a sociedade para ações que chamem a atenção do mundo para esse problema que devasta tantas vidas.


A Rádio Vaticano divulgou que a ação vem ao encontro do apelo de Francisco para que se combata o tráfico de seres humanos e que se crie uma rede de proteção às vítimas. “Desde o início do pontificado, o Papa denunciou mais de uma vez o tráfico de seres humanos como um crime contra a humanidade”, destaca uma nota (em italiano) do Pontifício Conselho de Justiça e Paz.

A Rede Um Grito pela Vida, parte integrante de Thalita Kum, se prepara para esse importante dia em que todas/os estão convidadas/os a acender uma luz contra o tráfico de pessoas.



Queridas irmãs e irmãos, 


Estamos dando continuidade ao planejamento para celebrar o primeiro Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o tráfico de pessoas, partilhando com vocês o que a equipe de Talitha Kum em Roma vem organizando. Podem usar o material com liberdade e criatividade. Disponibilizaremos os materiais no site que será acessível a partir do dia 2 de fevereiro de 2015.

www.a-light-against-human-trafficking.info

Disponibilizaremos uma oração breve em diferentes línguas e uma mais comprida em italiano, inglês, francês, espanhol e português. 

A Coletiva de Imprensa será no dia 3 de fevereiro, seria interessante se vocês pudessem divulgar na imprensa esta inciativa.

Pedimos vossa ajuda para divulgar este evento e todo o material produzido junto com sua conferência nacional dos Bispos e dos Religiosos, mosteiros, comunidades, organizações ou pessoas que tenham nossa mesma finalidade de enfrentar o tráfico de pessoas. 

Ainda uma palavra sobre o site, que será interativo. Para acessar o site será necessário clicar no mouse para acender a vela. Também há a possibilidade de participar da ação ao acender uma luz contra o tráfico de pessoas enviando endereço de e-mail e escolhendo o país. Cada quantidade de participação irá mudar a cor do país no mapa, iluminando o mundo. Haverá a possibilidade de enviar fotos do momento de oração para serem publicadas. A oração pode ser individual, em grupo ou em comunidade.  No site haverá uma página titulada “sinais de esperança e Liberdade”, onde junto à história de Santa Bakhita teremos a possibilidade de divulgar histórias (breves) e significativas. Contamos com a ajuda de todas. Receberemos os materiais nas seguintes línguas: inglês, italiano, português, espanhol e francês.

Endereço e-mail:  alightagainsthumantrafficking@gmail.com


Programação Oficial EM ROMA

2 de Fevereiro: o site web será disponibilizado:

www.a-light-against-human-trafficking.info 

3 de Fevereiro:  Coletiva de imprensa no Vaticano
6 de Fevereiro: Vigília de Oração 
8 de Fevereiro: Missa celebrada pelo Card. Joao Braz de Aviz e participação da 
oração do Angelus.


Continuamos juntas em nossa ação: “Não mais escravos, mas irmãs e irmãos”. 


The Talitha Kum team:

Sr. Gabriela Bottani, Director
Sr. Elisabetta Flick
Sr. Marie Lemert
Sr. Raquel Diaz
Sr. Albertina Pauletti

Sr. Aurelia Agredono



segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Rede Um Grito Pela Vida - Regional Amazonas/Roraima participa da caminhada da Paz.


No dia primeiro de janeiro de 2015 as comunidades do Setor 9 da Arquidiocese de Manaus, realizaram a caminhada da paz.

Com o tema "Não mais escravos, mas irmãos" a grande multidão foi motivada a rezar pela paz, celebrar a vida, onde cada uma, um é convocado a ser construtores, construtoras da paz.
A Rede Um Grito Pela Vida, marcou presença, denunciando e conclamando a todas, todos para o grande mutirão na construção da PAZ.

Nosso agradecimento ao grupo de jovens que fez uma belíssima peça de teatro trazendo presente a triste realidade do tráfico de pessoas, e o convite para somarmos força no enfrentamento a este crime que viola a vida de tantas pessoas.

domingo, 4 de janeiro de 2015

Hino Ofcial da Campanha da Fraternidade 2015


1. Em meio às angústias, vitórias e lidas,

no palco do mundo, onde a história se faz (cf. GS 2),

sonhei uma Igreja a serviço da vida.

/:Eu fiz do meu povo os atores da paz!:/



Quero uma Igreja solidária,

servidora e missionária,

que anuncia e saiba ouvir.

A lutar por dignidade,

por justiça e igualdade,

pois "Eu vim para servir" (Mc 10,45).



2. Os grandes oprimem, exploram o povo,

mas entre vocês bem diverso há de ser.

Quem quer ser o grande se faça de servo:

/:Deus ama o pequeno e despreza o poder:/



3. Preciso de gente que cure feridas,

que saiba escutar, acolher, visitar.

Eu quero uma Igreja em constante saída (EG, 20),

/:de portas abertas, sem medo de amar!:/



4. O meu mandamento é antigo e tão novo:

Amar e servir como faço a vocês.

Sou mestre que escuta e cuida seu povo,

/:um Deus que se inclina e que lava seus pés:/



5. As chagas do ódio e da intolerância

se curam com o óleo do amor-compaixão (cf. Lc 10,29ss).

Na luz do Evangelho, acende a esperança.

/:Vem! Calça as sandálias, assume a missão!:/

REDE UM GRITO PELA VIDA NA CAMINHADA DA PAZ EM PORTO VELHO – 1 DE JANEIRO DE 2015




Na Arquidiocese de Porto Velho em várias paróquias se realizou uma caminhada para celebrar o Dia 1 de janeiro – Dia Mundial da Paz. A Paróquia Santa Luzia fez pela manhã a sua 11ª caminhada da paz com bastante entusiasmo e animação, percorrendo as ruas da comunidade desejando Paz, um Feliz Ano Novo e entregando a mensagem do Papa Francisco que nos diz “Não mais escravos, mais irmãos” este ano a temática escolhida é a “escravidão no mundo contemporâneo”. 

As pessoas passaram nas casas, famílias entregando uma mensagem. A igreja volta o olhar e vai ao encontro daqueles que sofrem no silêncio e anonimato, que estão sendo vítimas da violência e exploração nas mais diversas formas. A globalização e capitalismo e a cultura do consumismo provoca a falta de respeito a liberdade e dignidade do ser humano. É preciso ser Luz no meio desta escuridão, denunciar, defender, valorizar, proteger a vida que é um Dom Divino. Como diz a letra de uma música que animou a caminhada “Eu fico com a pureza da resposta das crianças. É a Vida, é bonita. É bonita.”



Da Rede um Grito pela Vida participaram: Ir. Rosanja, Leonice e Eluziane.


GRATIDÃO E ENVIO!



      
Saudade é o amor  que fica!
Gratidão e reconhecimento e entrega!

            A Rede “Um Grito pela Vida” nos permite ampliar alianças intercongregacionais em prol da vida ameaçada e ferida, das pessoas traficadas e violentadas em seus direitos,  nos possibilita ensaiar passos de encarnação em novos espaços sociais, políticos e teológicos.
          Na concretização desta missão, nós da Equipe da Coordenação em nome da todas/os integrantes da Rede “Um grito pela Vida” somos profundamente gratas a Deus pela presença, participação e compromisso de Irmã Gabriella Bottani, IMC, na caminhada da Rede “Um Grito pela Vida” desde os seus primórdios e pela sua disponibilidade em continuar esta missão agora como articuladora da TALITHA KUM.

         Irmã Gabriella deixou marcas profundas e fecundas na caminhada da Rede Um Grito pela Vida , e na vida de tantas pessoas das quais se fez vez e voz. Seu amor criativo e solidário fez a diferença e colaborou incansavelmente na missão da Rede.

         Mulher ousada, de fibra, de grande espírito missionário, lúcida, sempre aberta a novos horizontes, a novas descobertas. Articulando, sempre articulando para Rede um Grito pela Vida crescer e se estender. E ir além das fronteiras, desafiando ao poder que oprime e reprime. Frustra sonhos e ceifa vidas das pessoas traficadas.

          Sempre firme na Esperança, acreditando em um outro mundo possível, sem  regimes de escravidão e opressão, decididamente convicta de que o enfrentamento ao tráfico é um imperativo do próprio Deus, Ir. Gabriela  não mediu esforços,  investiu seus dons e energias no trabalho preventivo junto as mulheres, as juventudes, as lideranças das comunidades e grupos. Atuou profeticamente na incidência politica, tecendo redes e parcerias,   denunciando as causas geradoras do tráfico de pessoas.

Mensagem para Gabriella - TANTE GRAZIE

À Gabriella, nossa Gratidão!

Toda minha gratidão meu “TANTE GRAZIE” para esta grande colega de trabalho e amiga.

Mulher ousada, de fibra, de garra e grande espírito missionário, lúcida, sempre aberta a novos horizontes, a novas descobertas. Articulando, sempre articulando para Rede um Grito pela Vida crescer e se estender. E ir além das fronteiras, desafiando ao poder que oprime e reprime. E frustra sonhos e ceifa vidas das pessoas traficadas. Mas sempre firme na Esperança, acreditando em outro mundo possível, sem submissão das pessoas a regimes de escravidão e opressão de trajetória milenar e patriarcal.

Com seu jeito inteligente, lúdico e inovador, vai deixando a marca de sua criatividade e de sua formação pedagógica em tudo o que ela faz.

Ö GRANDE MULHER! Você veio a ficar em nossos corações e de fato ficou. Mais uma vez minha gratidão, a nossa gratidão. A TALITHA KUM lhe acolhe e sua pátria querida também. Sua família fica muito contente de tê-la pertinho e assim poder desfrutar do calor da família, de voltar a suas raízes e de unir a sua colheita em outras terras, em outras culturas toda essa riqueza recriando a su bela cultura, gerando “O  NOVO, o inédito a Novidade de Deus em cada passo, em cada gesto, em cada abraço, em cada ENCONTRO.

Com todo meu carinho e nosso carinho,

Manuela p/ equipe de coordenação.