sábado, 14 de junho de 2014

FORTALECENDO NOSSAS PARCERIAS COMO REDE UMGRITO PELA VIDA


Nos dias 10 e 11 de Junho, Ir. Manuela representou a Coordenação Nacional da Rede Um Grito pela Vida no Rio de Janeiro no lançamento da Campanha Steilpass, que teve duas atividades importantes, uma no Rio e outra em Brasília.

Atividades:

  •       Visita aos Projetos Sociais financiados pelo ADVENIAT, em Nova Iguaçu (RJ). Visitou-se a Associação Vida no Crescimento e na Solidariedade (AVICRES) e dois de seus projetos voltados para meninos e meninas vítimas da exploração sexual.
  •   Coletiva de Imprensa para o lançamento da Campanha Steilpass. Aconteceram reuniões na noite anterior à Coletiva e em parte da manhã do mesmo dia do evento com o intuito de refletir e formatar, em conjunto, as ações que darão continuidade à campanha. Estavam presentes representantes de ADVENIAT (Alemanha), dentre eles o Diretor da entidade, coordenadora da Conferência de Religiosos/as (CRB Nacional) e da Rede Um grito pela Vida.

Nesta Coletiva foi apresentada a “Campanha Jogue a favor da Vida, Denuncie o Tráfico de Pessoas”.

  •     Participação na Caminhada em memória das vítimas do Tráfico de Pessoas, promovida pela Conferencia de Religiosos (as) do Brasil e a Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB). Esta aconteceu no dia 11 de junho na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). A comitiva da Alemanha junto com Ir. Inês, Presidenta da CRB Nacional, e Ir. Rosa (Assessora de Imprensa da CRB), foram marcar presença nessa caminhada. Ali tiveram um encontro com o Presidente da CNBB, que se comprometeu com ADVENIAT a contribuir na continuidade da Campanha e fortalecer essa parceria.
Sobre a Campanha Steilpass:
Equidade e justiça para as pessoas no Brasil e no mundo inteiro é uma exigência das organizações católicas na Alemanha e no Brasil desde o começo dos preparativos para a Copa do Mundo.

A Campanha “Steilpass” é uma aliança de várias organizações alemãs e brasileiras que formulou em uma petição dez claras exigências. Entre elas o acesso à educação holística para todos,  um controle democrático da justiça, a proteção às crianças e adolescentes contra a violência e um sistema de saúde adequado para todos.

Nos jogos de futebol existem regras claras: faltas e impedimentos são punidos, para graves e repetidas faltas existe o cartão vermelho, a duração dos jogos é claramente definida e os árbitros asseguram o cumprimento das regras. A Campanha "Steilpass" exige,  junto com a Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o cumprimento destas dez regras para um jogo justo para todos.”

Este foi o “chute inicial” de um processo de construção conjunta para garantir os direitos humanos e sociais tanto para as pessoas mais empobrecidas e vulneráveis como para as que já se encontram em situação de tráfico humano em um sistema Capitalista Neoliberal que tornou quase “natural” a exploração e comércio de seres humanos.


Por Ir. Manuela Rodríguez Piñeres(OSR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário