segunda-feira, 12 de maio de 2014

Copa do Mundo e Tráfico de Pessoas é tema de Coletiva de Imprensa, em Brasília

ESCRITO POR CRB COMUNICAÇÃO LIGADO . PUBLICADO EM DESTAQUE

Por Rosinha Martins| 09.05.14| Uma Coletiva na sede da Conferência dos Religiosos do Brasil, em Brasília-DF, no próximo dia 14 de maio, às 9h, pretende reunir a Imprensa, órgãos e instituições afins,  em torno do tema Copa do Mundo e Tráfico de Pessoas. O Objetivo é lançar na Capital Federal a Campanha “Jogue a favor da vida – denuncie o Tráfico de Pessoas”, uma iniciativa da Rede Um Grito pela Vida da CRB Nacional.
De acordo com as organizadoras, a Coletiva visa sensibilizar e informar a sociedade civil, em especial os grupos mais vulneráveis sobre o Tráfico de Pessoas e a Exploração Sexual. Objetiva ainda,  alertar sobre o risco do crescimento do crime e outras formas de violação dos Direitos Humanos durante megaeventos como a Copa do Mundo e enfatiza o tema da Campanha da Fraternidade 2014 “Fraternidade e Tráfico Humano”.Coordenadora da Rede Um Grito pela Vida, Irmã Eurides de Oliveira
Coordenadora Nacional da Rede, a socióloga e religiosa, Eurides de Oliveira falou sobre a importância e o significado do evento. “Lançar a Campanha de prevenção ao Tráfico antes e durante a Copa de 2014 é uma oportunidade singular para dar maior visibilidade ao problema do Tráfico, momento de contribuir para coibir o seu crescimento e chamar a atenção da população para este crime que existe em dimensões tão abrangentes, mas que é bastante invisível para a sociedade”, disse.
Informações do  Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), revelam que cerca de  600 mil visitantes estrangeiros e 3 milhões de viajantes nacionais deverão circular no país em busca de diversão durante a Copa do Mundo.

Copa do Mundo preocupa a Igreja e o Estado
Em entrevista à Folha de São Paulo, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo U. Steiner disse que a Igreja está preocupada com o aumento do Tráfico de Pessoas e a Exploração Sexual durante a Copa do Mundo. “Sabemos que o Tráfico e Exploração Sexual podem aumentar durante a Copa pela presença de estrangeiros e de brasileiros viajantes”, relatou.Presidente da CPI do Tráfico Humano, deputado Arnaldo Jordy
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico Humano, deputado Arnaldo Jordy, em entrevista exclusiva à CRB Nacional afirmou que o governo também está preocupado com o crescimento do crime durante o evento. “A Copa do Mundo é uma preocupação por causa das obras, por causa do mercado de trabalho escravo e porque esse mercado da prostituição cresce  em grandes eventos, pois,  a circulação de dinheiro é maior e o mercado também  se aquece, mas estamos falando do bem jurídico mais importante que é a vida humana”, afirmou.
Acrescentou ainda que, a CPI  encaminhou um conjunto de medidas  aos governos dos Estados para ampliar e melhorar a rede de enfrentamento do crime. “Aparelhar melhor o Estado, providenciar o cadastro único nacional que não temos, melhorar o diálogo entre as policias federais e estaduais e criar órgãos que possam fiscalizar e atender as vítimas de forma mais eficaz”, concluiu.
 Participam da Coletiva:
Dr. Marcello Lavenère Machado - Membro vitalício do Conselho Federal da Ordem  dos Advogados do Brasil; Advogado e consultor jurídico em Brasília; Professor de Direito Civil na Universidade de  Brasília (UnB); Ex-professor da Escola Superior do Ministério  Público; Autor do pedido de Impeachement do presidente Fernando Collor de Mello.
Secretário geral da CNBB, Dom Frei Leonardo Steiner, ofm
Nomeado bispo em 2005 pelo Papa João Paulo II para a Prelazia de São Félix- MT. Religioso da Ordem dos Frades Menores. Desde 2011 é o secretário geral da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.
Irmã Eurides de Oliveira
Socióloga e coordenadora  nacional da Rede Um Grito pela Vida da CRB Nacional -  Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil; Missionária da Congregação das Irmãs Coração de Maria, socióloga. Porto Alegre-RS
Irmã Maria Inês Ribeiro
Vice-presidente da CRB Nacional - Conferência dos Religiosos do Brasil, que representa o presidente da Conferência, Irmão Paulo Petry; Religiosa da Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino. Reside em Aparecida – SP.
 Annie Carvalho
Assistente Social da Gerência de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Justiça do Ministério da Justiça. Brasília –DF.
Para participação na Coletiva a organização sugere que o credenciamento seja feito na sede da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil, através do e-mail: comunicacao@crbnacional.org.br ou por telefone: (061)3226 55 40/8424 02 42
Matérias relacionadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário