quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Regional Sul 3 realiza Coletiva de Imprensa para Lançamento Oficial da Campanha da Fraternidade 2014 no Rio Grande do Sul



O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove na próxima Quarta-feira de Cinzas, 05/03, às 14h, uma Coletiva de Imprensa em sua sede, no Centro da capital gaúcha. A ocasião marca o Lançamento Oficial da Campanha da Fraternidade 2014 no estado. Em âmbito nacional, o tema escolhido é “Fraternidade e Tráfico Humano”, e o lema adotado remete à Epístola de São Paulo Apóstolo aos Gálatas: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl, 5, 1).

Para o encontro com a imprensa, o episcopado gaúcho estará representado por três bispos, de seus 34 atuais prelados. Participam dom Zeno Hastenteufel, bispo de Novo Hamburgo e presidente do Regional Sul 3, dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e bispo anfitrião, e dom Alessandro Ruffinoni, bispo de Caxias do Sul e bispo referencial das Pastorais Sociais junto ao RS3. Além disso, dom Alessandro também é o bispo responsável pela Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE) pela CNBB.

As questões que envolvem o tráfico de seres humanos, a exploração do trabalho escravo − ou condições análogas a ele − e ainda as ações da Igreja Católica, serão trazidas pelos bispos e por duas painelistas. A Ir. Eurides Alves de Oliveira, uma das proponentes do tema da CF2014 e coordenadora da Rede Um Grito Pela Vida, que vai contar como surgiu a ideia; e a palestrante Aléxia Meurer, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Nept/RS), da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, que vai apresentar os mais recentes dados sobre tais práticas criminosas, a prevenção e o atendimento das vítimas. A apresentação será de Edison Costa, coordenador da CF 2014 e do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), ambos no RS.

Sempre com foco na promoção da dignidade humana, a edição deste ano é a 51ª Campanha da Fraternidade idealizada pela CNBB. E traz consigo a marca social da ação cidadã e evangelizadora de uma atividade ininterrupta, desde 1964, por meio da Igreja Católica Apostólica e Romana no Brasil. O RS3 informa ainda que as representações das quatro arquidioceses e 14 dioceses do RS vão dar início aos trabalhos da CF 2014, em âmbito diocesano, na manhã de 05 de março.

Durante o evento, o secretário executivo do Regional Sul 3 da CNBB, pe. Agostinho Sauthier, vai oferecer material informativo e formativo sobre a Campanha da Fraternidade 2014, aos profissionais de comunicação presentes. Logo após terá início a Coletiva de Imprensa, em que os bispos e a convidada vão responder às perguntas dos jornalistas. Na sequência, será possível entrevistá-los e/ou gravar (áudios ou vídeos) com eles.

Para ajudar na preparação da imprensa, o Regional Sul 3 indica o seguinte link:

Ele tem arquivos com subsídios que estão disponíveis para download


Nenhum comentário:

Postar um comentário