segunda-feira, 4 de março de 2013

Tereesina: II Seminàrio da Juventude


eresina realiza II Seminário de Juventude na Luta Contra o Extermínio, a Favor da Vida”.

Com o objetivo de despertar e mobilizar a juventude para a erradicação da violência nos meios populares, foi realizado em Teresina o II Segundo “Seminário de Juventude na Luta Contra o Extermínio, a Favor da Vida”. O evento realizado no dia 10 de outubro, é fruto de uma parceria entre a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM), Missionária do Sagrado Coração de Jesus (Cabrinianas) e o centro de juventude e Paz (CejuPaz) e da Conferência dos religiosos/as do Brasil no Piauí (CRB – PI).

Em 2010, o evento mudou de formato, sendo realizado em três etapas e tornando-se também em Festival de Música.


“A violência em suas múltiplas formas causa o extermínio das juventudes. Diante deste cenário e na certeza de estarmos contribuindo para a erradicação da violência que afeta tantos jovens, estamos realizando o “II Seminário de Juventudes na luta contra o extermínio, a favor da vida” com a finalidade de proporcionar o pleno exercício da cidadania ativa, assumindo a condição de protagonistas para a construção de um mundo de paz.”

O Festival de Música reuniu mais de 180 jovens no Centro de Juventude Santa Cabrini. A apresentação de 10 grupos selecionados levantou a platéia presente. Pelo regulamento, cada grupo teve que apresentar letra e música própria que contemplasse as três temáticas propostas: O Extermínio da juventude, Drogradição e o Tráfico de Pessoas. O evento contou ainda com apresentação do grupo de dança da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que, em sua apresentação, contemplou a riqueza da Amazônia. 
O grupo “Os Perpétuos” da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que são acompanhados pela Comunidade Sede Provincial ICM de Teresina, levou o primeiro lugar no festival. Eles apresentaram a composição “Canta não ao extermínio”.

Em segundo lugar ficou o Banda Sodális com a música “Não cale a sua voz”, premiados com um baixo.

Em terceiro lugar com o Grupo Restauração com a composição “Fazenda da Paz”,

O “II Seminário de Juventudes na luta contra o extermínio, a favor da vida” acontece em três etapas. Em julho, o lançamento do evento foi o primeiro ato. O segundo momento foi o festival de música e o próximo passo será a “Caminhada Juventudes Contra o Extermínio” que acontecerá em dezembro, no Centro de Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário