segunda-feira, 4 de março de 2013

RS: I Seminário Estadual de Enfrentamento ao tráfico de pessoas



Nos dias 04 e 05 de Novembro d e2011, a Rede Um Grito pela Vida, Através das Irmãs do Imaculado Coração de Maria , realizou em O I seminário estadual sobre o Tráfico de Pessoas, na cidade de Porto Alegre,RS.
O Evento contou com cerca de 150 participantes, representantes de Instituições governamentais, ONGs, Instituições de Ensino e Organismos Eclesiais, provenientes de 19 municípios do Estado.
O conteúdo foi desenvolvido com realismo e profundidade, de forma multidisciplinar, metodologia participativa, seguindo o método ver, julgar e Agir. Por meio de Conferencias, painéis e oficinas temáticas. Abordou o tema na sua amplitude nacional e Internacional, com ênfase na Região Sul, mas especificamente no Estado, no intuito de fomentar a Rede de Enfrentamento ao tráfico de pessoas no RS. Contou com a presença e contribuição das Secretarias Estaduais de políticas publicas para as Mulheres; dos Direitos Humanos, da Assistência Social. E teve como Conferencista o Ouvidor nacional dos direitos Humanos, Dr. Domingos Sávio Dresch da Silveira que abordou sobre o papel e Ação do Estado na defesa e garantia dos direitos das pessoas Traficadas.
Dentre as reflexões s e sugestões elencadas foram assumidos como compromissos:
  • Ampliar uso das tecnologias e os meios de comunicação com foco na prevenção, e sensibilização da sociedade;
  • Fortalecer de parcerias com o poder público;
  • Promover campanhas de informação e prevenção durante os eventos da Copa 2014;
  • Continuar o processo de mobilização em prol de uma campanha da fraternidade sobre o Tema em 2014;
  • Realizar plenárias com jovens nas escolas e comunidades;
  • Continuar articulando as Secretarias da Justiça, das Mulheres e da Assistência Social no processo, potencializando as iniciativas nesta direção;
  • Fazer uma representação junto ao Ministério Público requerendo sua atuação e comprometimento com a causa do Tráfico de pessoas
  • Continuar realizando atividades como estas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário